quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Novidades para os chocólatras

Finalmente, as grandes fábricas especializadas em chocolates estão se atualizando e colocando no mercado Brasileiro produtos de boa qualidade nutricional.

Para maior conforto dos amigos chocólatras, agora já encontramos a nossa disposição nas prateleiras dos hipermercados algumas variedades de chocolates com até 70% de cacau em sua formulação, com sabores de frutas ou com amêndoas, enfim, para todos os gostos.

Lembrando que no cacau, encontramos substâncias funcionais, benéficas para nossa saúde, como é o caso dos compostos fenólicos antioxidantes - flavonóides, os quais podem ajudar no controle dos radicais livres, diminuir os riscos de cardiopatias e neoplasias. Porém todo cuidado na quantidade consumida diariamente, pois alguns chocolates ainda são ricos em gorduras saturadas (trans), estas, prejudiciais a saúde, causando até dislipidemias.

Estudos sugerem a ingestão diária de até 30g deste tipo de chocolate.              Consciência e seja feliz!!!

Compre, Conserve, Prepare!

 

 

Aproveite seu alimento na íntegra, afinal, a variedade ainda é grande, porém a disponibilidade cada vez menor.



Se você comprar os alimentos em natura com suas folhas, talos, cascas, sementes, e mantê-los em condições seguras até o preparo, estará contribuindo com sua saúde e tranquilizando sua consciência, no que diz respeito aos sérios desastres naturais que estamos vivendo, cada vez mais enchentes, terremotos, avalanches de gelo, furacões, enfim, um verdadeiro descontrole mundial;

Isso tudo vem sendo causa da destruição de várias famílias, o que torna a alimentação cada vez mais escassa, sendo que em nossas cidades litorâneas a população idosa cresce a cada ano, a qual tem necessidades especiais de nutrientes em diversas patologias.

Não jogue alimento no lixo, amanhã pode lhe fazer falta!Temos direitos, principalmente deveres!

Dicas
Com as frutas maduras você pode preparar doces, bolos, sucos, vitaminas, geléias, etc;
Com as hortaliças (folhagens dos vegetais, talos, sementes, cascas, entrecascas) você pode preparar acompanhamentos para suas refeições, como farofas, panquecas, sopas, purês, compotas doces, recheios de tortas, risotos, suflês, refogados, etc.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PRÉBIÓTICOS E PRÓBIÓTICOS

                   



Prébióticos são fibras dietéticas e FOS, ambos de ORIGEM VEGETAL, fermentáveis, mudam a atividade e a composição da microbiota, promovendo a saúde do hospedeiro. Estimulam o crescimento dos próbióticos, estes, são microorganismos VIVOS (geralmente bactérias e leveduras), que administrados em quantidades adequadas, são benéficos a saúde do hospedeiro (PROBIÓTICOS "a favor da vida").
Uma alimentação equilibrada, com uso de 6g/dia de FOS, juntamente de hábitos saudáveis, podem ajudar a MELHORAR :

Absorção de cálcio e Magnésio;

Equilibrar a microbiota intestinal;

Manter o sistema digestivo saudável.
Entre os alimentos que podem ser citados para FOS, temos:cebola, alho, trigo, arroz, tomate, banana, chicória, entre outros.

INULINA e FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS (FOS)

Recentemente, foi proposto classificar como fibras estes carboidratos com propriedades fisiológicas semelhantes àquelas das fibras,estas substâncias escapam à digestão pelas enzimas humanas, mas são fermentadas quase que completamente no cólon.
Ambos têm recebido atenção pelos efeitos sobre a microbiota intestinal. São altamente hidrossolúveis e fermentáveis, porém, ao contrário das fibras "solúveis", não são viscosos.

Dentre os benefícios da ingestão de FOS e Inulina encontramos: proliferação de bactérias intestinais benéficas (bifidobactérias) e redução das patogênicas, redução de metabólicos tóxicos e de enzimas patogênicas, prevenção de diarréia e constipação, redução do colesterol sérico; podem beneficiar inclusive idosos e aqueles com risco de complicações derivadas de tratamentos com antibióticos e quimioterápicos.
Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina.
Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória.

FARELO DE AVEIA X AVEIA EM FLOCOS



O Farelo de aveia tem mais Beta-glucanas que a Aveia em flocos, tem maior efeito hipocolesterolêmico e auxilia no controle da glicemia.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Ácidos graxos polinsaturados

Diminuem riscos de doenças cardiovasculares e melhoram os níveis de HDL- colesterol “bom”, ou seja, tem efeito hipocolesterolêmico, e ajudam no controle da glicemia. Segue uma dica de receita que você mesmo pode fazer

Mix de sementes – Fonte de ômega 6, Sitosterol, Beta-glucanas (fibras)


200 g de farinha de linhaça dourada

150 g de sementes de girassol (sem casca)

100 g de farelo de aveia

50 g de gergelim

50 g amêndoas em lascas

Bater tudo no liquidificador ou processador e guardar em pote de vidro escuro sob refrigeração.

Consumir nos sucos ou refeições (1 colh. sopa/dia)

Validade de 30 dias