O termo Programação Metabólica, descreve que um estímulo durante o período de desenvolvimento fetal, pode desencadear respostas permanentes que mudam estruturas, funções de tecidos, alterações orgânicas, metabólicas e fisiológicas; causando maior predisposição a obesidade, co-morbidades e resistência à insulina na vida adulta.
O ambiente nutricional e hormonal durante a vida intra-uterina, assim como a Epigenética, podem ser fortes evidências que indicam a "origem fetal" de várias doenças;
Dentre os principais fatores estão:
Desnutrição materna durante a gestação e/ou lactação; composição de macronutrientes da dieta materna; obesidade e aumento na ingestão energética materna. Ambos podem interferir no crescimento e desenvolvimento fetal, assim como, modificar o metabolismo fetal e neonatal.
Em relação a fatores hormonais, temos como exemplo a insulina e leptina que interferem no desenvolvimento metabólico e neural do feto. Stress durante a gestação tem efeito negativo no metabolismo fetal.
Epigenética
O estado nutricional e estilo de vida materna também pode alterar o estado do genoma fetal e gerar modificações na expressão gênica no feto precocemente, podendo perpetuar nos estágios subsequentes do desenvolvimento.
Portanto mamães,
Façam o acompanhamento (pré-natal) com seus médicos Obstetras e Pediatras, e também com um Nutricionista, pois os estudos mostram que seu bebê depende quase que exclusivamente de você, mantendo seus hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação equilibrada, estará garantindo a saúde de seu filho!
Pense nisso, e se possível, prepare-se antes de engravidar!!!
Amei, exatamente o que procurava sobre cirurgia bariatrica, obrigada
ResponderExcluir