Hoje temos uma imensa variedade de tipos e embalagens de processados a partir do alho, porém, opte pelo alho in natura, que geralmente encontramos grandes ofertas às quartas-feiras em hipermercados de rede na região, e quando for preparar um prato, passe-o pelo processador na função pulsar, somente na hora em que for utilizar na sua preparação, para aproveitar todas suas propriedades. Também refogue levemente, “não frite”. Use azeite extra virgem e faça conservas com os dentes do alho inteiros, para comer com saladas, acompanhamentos, etc.
Tudo isso faz muito bem para o coração e seu sistema imune. Bom apetite!
Adorei esta receita de Alho em Conserva:
Ingredientes:
8 cabeças de alho grandes
1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1/2 col (chá) cominho em pó
azeite
sal a gosto
Modo de preparo:
Coloque as cabeças de alho inteiras numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido 220°C. Deixe aproximadamente 20 min (ao apertar um dente de alho, ele deve estar macio, mas não pastoso). Retire do forno, deixe esfriar e descasque os dentes – fica super fácil, porque o alho encolhe ao assar e se desprende da casca. Misture o alho com a pimenta, cominho, sal e azeite, coloque em potes esterilizados* e preencha o restante com azeite. Guarde na geladeira. Dura aproximadamente 6 meses. Rende aproximadamente um pote de 500ml.
*para esterilizar os potes faça o seguinte: lave-os bem com detergente e enxague. Coloque os potes numa panela grande com água fervente e deixe ferver por 5 minutos. Retire com uma pinça que também foi esterilizada e coloque os potes com a tampa para baixo sobre um pano limpo. Espere secar e esfriar antes de usá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário